Início do Conteúdo

Lei Lucas será debatida em reunião pública nesta quarta-feira (23)

O objetivo da reunião é expandir a aplicação da lei para o maior número de escolas em um menor espaço de tempo
Lei Lucas será debatida em reunião pública nesta quarta-feira (23)

Foto: Thaisa Coroado

A Lei Municipal n° 14.242/18, conhecida como Lei Lucas, que determina o treinamento em primeiros socorros de todos os funcionários, professores e colaboradores de escolas públicas e privadas de ensino infantil e fundamental do município, será debatida em uma reunião pública nesta quarta-feira (23), às 15h, na Sala das Comissões da Câmara.

O objetivo da reunião é expandir a aplicação da lei para o maior número de escolas em um menor espaço de tempo. A rede municipal de ensino deu início à capacitação dos professores no mês de setembro. Os treinamentos, que estão ocorrendo por meio de um convênio com a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP), se estenderá até dezembro.

Para a reunião pública foram convidados o cabo Fernando Viana, do Corpo de Bombeiros, Léa Castelo Branco, fundadora do Anjos do Bem Estar e idealizadora do Projeto Escola Segura, além de um representante da Secretaria Municipal de Educação.

“O objetivo dessa lei é salvar vidas. Quanto mais escolas tiverem seu corpo profissional treinado em primeiros socorros em um menor espaço de tempo mais protegidas estarão as nossas crianças”, frisou o vereador Marcos Papa (Rede), que encabeçou a Lei Lucas em Ribeirão Preto.

Vai Lucas

Liderada por Marcos Papa, a Lei Lucas foi assinada pelos 27 vereadores da atual Legislatura. A convite, Alessandra Zamora esteve na Câmara, em março do ano passado, para enfatizar a importância das escolas oferecerem curso de primeiros socorros para professores e funcionários.

Alessandra é mãe de Lucas, estudante de Campinas, que morreu em setembro de 2017, aos 10 anos, após engasgar com um cachorro-quente. Desde então, por meio do Movimento “Vai Lucas”, Alessandra mobiliza Legislativos do Estado a promoverem iniciativas legais, a fim de prevenir acidentes nas escolas.

Por Assessoria Marcos Papa